terça-feira, 26 de abril de 2011

Petistas protestam contra programa que ridiculariza autistas

| PT na Câmara | 25/4/2011 |

Parlamentares da bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna ontem para protestar e manifestar indignação com programa de TV que, de acordo com eles, “ridiculariza” as crianças com autismo. Segundo os deputados, vários pais de crianças autistas denunciaram o programa, chamado Casa dos Autistas, exibido pela MTV.

“Esse programa ridiculariza as crianças com autismo. Há, inclusive, um abaixo-assinado na internet contra esse programa que demonstra insensibilidade, falta de inteligência e preconceito, ainda presente, inclusive em canais de televisão, que são concessões públicas”, disse o deputado Cláudio Puty (PT-PA). “Esse tipo de incentivo ao preconceito, de ridicularização daqueles que não tiveram a opção de escolher nascer ou não com autismo, é algo que causa repugnância”, ressaltou Puty.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) defendeu que a Comissão de Direitos Humanos expresse reprovação formal acerca dessa manifestação “absolutamente inadmissível, de preconceito”.

De acordo com Cláudio Puty, uma em cada 110 crianças nascidas apresenta características do autismo, que é uma alteração cerebral/comportamental que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo.

“Nós que temos parentes, entes queridos, com essas características que os tornam diversos, sabemos que ainda temos muito a avançar no sentido de garantir que os serviços públicos, as escolas apresentem um ambiente no qual as crianças com autismo possam sentir-se inseridas. É um desafio enorme”, disse Cláudio Puty.

Petistas protestam contra programa que ridiculariza autistas
http://www.informes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7027:petistas-protestam-contra-programa-que-ridiculariza-autistas-&catid=42:rokstories&Itemid=108

Nenhum comentário:

Postar um comentário